Home Blog

Os chacras, a energia vital e a sua relação com a fisiologia

Publicado em 19 de abril de 2022 por Dr. Ary Caldeira

BLOG

Descubra como a energia cósmica pode afetar a sua saúde. Entenda a origem das dores decorrentes de desequilíbrios nos seus chacras.

Você já ouviu falar nos chacras? Esse termo, de origem sânscrita, denomina os órgãos semimateriais ou centros de energia que permitem ao corpo humano se conectar, captar e transformar a energia que nos permeia, além de distribuí-la ao longo do corpo, contribuindo para os processos de saúde e adoecimento, conforme seu funcionamento.

Isso mesmo, órgãos semimateriais! Para entendermos o ser humano integral precisamos, primeiro, ampliar nossa percepção do universo para suas manifestações mais diversas, até mesmo aquelas que “escapam” ao paradigma científico vigente. Nessa nova forma de compreender o mundo, percebemos a existência de outras manifestações da vida ou dimensões onde a energia assume diversas formas e combinações. Até mesmo a matéria é uma manifestação do que chamamos “energia”!

O ser humano é uma estrutura complexa. Analisando apenas o nosso aspecto fisiológico, já é possível perceber a maravilha que é o corpo humano em funcionamento. Entretanto, por mais maravilhoso que seja, o corpo humano em muito se assemelha ao dos demais animais.

Em qualquer animal, haverá uma estrutura de vida. A forma dos órgãos, a maneira como o organismo se alimenta, se há ou não sangue quente, tudo isso pode se alterar. Entretanto, ainda há uma estrutura ali que serve para a manifestação desse ser em evolução.

Porém, diferente de todos os outros animais, o ser humano possui consciência e autoconsciência o que permite sua evolução moral rumo ao entendimento do seu papel como cocriador no universo.

Tendo em vista isso, não é estranho dizer que o ser humano é um complexo formado pela mente, a manifestação da sua individualidade espiritual, pelas energias e pelo corpo físico.

Sendo assim, o ser humano é uma entidade espiritual (pois a sua centelha divina pulsa dentro de si) que consegue interagir com aspectos do mundo material, utilizando-se, para isso, de uma estrutura complexa que envolve tanto o corpo quanto a mente.

 

O funcionamento integrado dos corpos

Essa nova concepção do ser humano entende que, além do corpo físico, existem corpos constituídos de matéria em estados mais sutis que a matéria que podemos sentir, pegar e medir. Esses “corpos sutis” ou não-materiais são veículos que o ser humano utiliza para expressar sua consciência nos diferentes planos da existência para além do plano físico.

Ou seja, para cada nível de existência o ser humano possui um “corpo” ou “veículo” de manifestação da sua consciência individual. Assim, para nos manifestarmos no plano material ou físico utilizamos o corpo físico; no plano das “energias”, nos valemos de um corpo energético chamado de corpo vital ou duplo etérico. Já no plano das emoções, utilizamos o corpo astral ou psicossoma; no plano mental ou da mente, utilizamos o corpo mental. Esses corpos têm estruturas que permitem realizar suas funções especificas além de conectá-los entre si e todos se conectarem ao corpo físico. Assim, o ser humano tem sua existência integrada nos múltiplos planos de vibração em que se manifesta, num fluxo contínuo de informação, desde a mente até o corpo físico.

Lembra que no início do texto nos referimos aos chacras?

O corpo etéreo absorve a energia do ambiente por meio de estruturas ou fulcros energéticos espalhados ao longo da sua extensão. Essas estruturas ou órgãos são chamados de chacras. Eles se interconectam por canais que distribuem a energia através do corpo etéreo e deste para o corpo físico. Existem vários chacras, denominados por diferentes nomes de acordo com a tradição de conhecimento que os estuda. Entretanto, a maioria delas converge a um ponto de entendimento: existem sete chacras principais que convergem suas estruturas para o corpo físico na região da coluna.

Para manter toda a estrutura corporal e a expressão da mente em funcionamento na vida, no dia a dia, o corpo etéreo absorve a energia do ambiente, ou prana, revitalizando o sistema nervoso e os órgãos, permitindo uma dinâmica mais equilibrada do ser.

 

Os chacras e os sistemas de canais

Na tradução para o português, “chacra” significa “círculo ou roda”. Cada chacra capta o prana de uma forma ou frequência específica. É importante que os sete chacras estejam alinhados e absorvendo, metabolizando uma quantidade ideal de energia, conforme sua constituição. Um chacra sobrecarregado ou com pouca energia gera todo tipo de complicação ao corpo, afetando diretamente a fisiologia do indivíduo. Cada chacra principal se conecta a uma glândula endócrina no corpo humano. Eles também têm uma correspondência a aspectos emocionais e comportamentais

Vale ressaltar que os nomes dos chacras podem variar conforme a escola de estudo. A seguir, daremos uma visão geral sobre essas estruturas tão importantes na atuação terapêutica.

Chacra básico

Também conhecido como centro raiz, localizado-se na base da coluna vertebral. Relacionado com as glândulas suprarrenais e gônadas, é o responsável pelo aspecto de solidez nos diversos aspectos que permeiam a vida no corpo físico. Lida com a sobrevivência, os aspectos mais primários da vida, desenvolvendo e modulando a vontade no que concerne ao impulso de vida. Desequilibrado, pode ser a base de comportamentos violentos tanto em pensamentos quanto atitudes: raiva, rancor, cólera, por exemplo.

Chacra esplênico

Localizado na região correspondente ao baço (lado esquerdo do gradil costal), está relacionado ao baço e ao pâncreas, com importante função na vitalização sanguínea e sustento da função do sistema imune. Tem relação direta com o corpo etéreo ou vital, corpo no qual os chacras existem.

O chacra esplênico é um transformador vivo de energias e é um dos mais importantes na produção da energia utilizada nos processos terapêuticos, também conhecida como “bioenergia”. Com esse entendimento, podemos perceber o quanto o corpo vital é importante para os terapeutas integrativos e psicobioenergéticos, ou seja, que utilizam terapias de cunho energético, pois é o armazenador vivo desse conteúdo produzido pelos chacras.

Chacra solar, gástrico ou umbilical

O chacra umbilical, como o próprio nome já diz, localiza-se na região do umbigo. Ele é importantíssimo, por manter a comunicação entre o corpo e a mente. Afinal, ele se relaciona diretamente com o corpo astral ou emocional, o corpo que é o veículo das emoções no entendimento do ser humano integral.

Tem relação com a assimilação emocional, sensibilidade, sensações de prazer e paixão pela vida e elementos materiais. Ou seja, sua especialização “comportamental” é a expressão dos domínios do instinto e das emoções passionais. Relaciona-se com o sistema digestivo e, também, com as glândulas suprarrenais.

Os três chacras estudados até o momento são considerados os 3 chacras inferiores que se ligam aos três chacras superiores (laríngeo, frontal e coronário) que são interconectados através do chacra cardíaco.

Chacra cardíaco

O chacra cardíaco, como o próprio nome já diz, localiza-se na região do tórax, entre o plexo solar e laríngeo. Relaciona-se com a glândula timo e sistema linfático. No aspecto da expressividade, relaciona-se com o entusiasmo pela vida, afetividade a autoamor, sentido do belo, sensibilidade frente à vida. Rege os sentimentos, que são diferentes das emoções, e faz com o que o ser humano se envolva em tudo que faz.

Tem também a função de “fundir” o indivíduo ao presente. Por isso é considerado a ponte entre os 3 chacras inferiores (básico, esplênico e solar, responsáveis pela expressão da materialidade) e os 3 chacras superiores (laríngeo, frontal e coronário).

Chacra laríngeo

O chacra laríngeo se localiza na região da garganta e relaciona-se com a tireoide e paratireoides. Relaciona-se com a fala e a capacidade de expressão criativa do indivíduo sendo o centro da comunicação, não só pela expressão da fala, mas também pela expressão do ser na vida. Expressão transpessoal e comunicação espiritual e com a vida são outras de suas funções. Afinal, comunicar é relacionar-se!

Tem ligação com o corpo mental inferior, responsável pela função intelectiva, mente objetiva, raciocínio e intelecto.

Chacra frontal

Esse chacra, também conhecido nas escolas espiritualistas como “terceiro olho”, localizando-se entre as sobrancelhas.

Ligado diretamente à glândula hipófise. Devido às características desta, coordena todas as glândulas do sistema endócrino. Relaciona-se com o corpo mental superior ou superconsciente, representando a intuição pura. É ele que elabora conceitos mais abstratos, síntese e conclusões que definem as ações individuais, bem como pelo raciocínio criativo.

Chacra coronário

É conhecido como o chacra superior, localizado no topo da cabeça, relacionando-se com a glândula pineal. Sua expressividade se dá pela relação com a iluminação espiritual, união como o divino, o imutável.

É o mais importante de todos os chacras, pois encontra-se além da mente, transcendendo a condição de consciência presa ao mundo das formas. É através desse chacra que percebemos a vida mais elevada do espírito e temos consciência dela, conectando-nos às correntes de pensamento superiores.

Diretamente ligado ao chacra básico, permite que as energias sejam transmutadas e transformadas em atividade superior.

Sobre fluxo de energia, de saúde e de bem-estar

O bom funcionamento da fisiologia humana e a boa saúde mental, energética e relacional dependem de uma expressão equilibrada do indivíduo nos seus níveis físico, energético, mental/emocional e espiritual. Somente quando a energia vital preenche adequadamente o corpo, e quando a mente do indivíduo se alinha com comportamentos mais equilibrados, uma vida plena pode ser alcançada.

O desequilíbrio de qualquer dos chacras pode gerar impactos na saúde mental e física do indivíduo. Se a fisiologia dos chacras começa a ser afetada, e não há justificativas médicas para os desconfortos sentidos, justifica-se o uso de terapias integrativas e complementares, ampliando o suporte a saúde e bem-estar individual.

Ao trabalharmos os chacras e o sistema de energias, o objetivo é sincronizar os elementos ser humano/natureza/universo, de forma que a energia flua da maneira adequada.

 

O magnetismo, a bioenergética, a hipnoterapia e a programação neurolinguística são exemplos de práticas terapêuticas integrativas. 

Curso on-line

 

As técnicas psicobioenergéticas são aplicadas por um profissional capacitado que permitem a reorganização dos fluidos de energia, possibilitando um melhor fluxo de energia ao longo do corpo, bem como a melhora dos aspectos emocionais e comportamentais durante o processo terapêutico.

Entretanto, sempre é bom frisar que as técnicas integrativas e psicobioenergéticas são complementares à medicina tradicional, vindo a somar ao cuidado integral do ser humano. Ou seja, durante o acompanhamento do seu paciente, deve-se utilizar as técnicas terapêuticas integrativas paralelamente aos cuidados médicos usuais, conforme os diagnósticos médicos que o paciente venha a ter.

O terapeuta deve entender que sua atuação vai muito além do aspecto puramente “energético”. Como diria Carl Jung: “O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas: se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação”.

Assim, o terapeuta que exerce o cuidado integral deve buscar ferramentas que estimulem o autocuidado, a auto responsabilização, o autoamor e autoexpressão individual, fazendo com o paciente integre mente e pensamentos, emoções e sensações, comportamentos e vitalidade orgânica de forma mais equilibrada. O processo terapêutico estimula a retomada das rédeas da própria vida, permitindo que o espírito, pura luz, manifeste suas potencialidades no sentido da felicidade, da realização e florescimento de suas potencialidades.

Recebam um abraço carinhoso,

Vem comigo, vamos juntos!

-

Dr. Ary Caldeira (CRM/MG 45702) é médico, acupunturista e terapeuta em técnicas integrativas psicobioenergéticas. Trabalha unindo medicina e espiritualidade em seus atendimentos, cursos e palestras. Utilizando técnicas de PNL, hipnose, fitoterapia, florais, medicina antroposófica, ajuda os pacientes a terem mais saúde e bem-estar, abordando questões emocionais, comportamentais e energéticas como estratégia de autonomização para o autocuidado. Professor do curso de Terapia Integrativa e Psicobioenergética.

Facebook Email

Comentários

Filtros:
Deixe seu comentário
Acessar minha conta
Inscreva-se

Mínimo de 8 caracteres contendo letras e números.

Esqueci minha senha
Problemas de acesso?

Veja se o nosso suporte técnico pode te ajudar. Porém, antes de entrar em contato, verifique se já temos a resposta para a sua dúvida.

Entre em contato
via CHAT

ou via Skype
suporte.colegiado